Que motivos eu teria para participar do Clube de Comunicação?

Motivos na vida não faltam para se investir em comunicação relacional.

Quem nunca ouviu a frase: “10% dos conflitos são causados por diferença de opinião, 90% pelo tom de voz errado”? É atribuída a vários autores, então prefiro dizer que o autor é desconhecido. Na minha opinião ela tem uma certa coerência. O que me preocupa é que pode induzir as pessoas a mudarem o tom de voz sem mudar o que realmente pensam e sentem. Esta incongruência costuma levar a ajustes não-naturais do sistema vocal, provocando esforço e produção de voz que não são sustentáveis do ponto de vista fisiológico. A voz de cada pessoa reflete sua história pregressa e também seu estado momentâneo. Apenas emitir um tom “certo”, sem estar alinhado com o mundo interno me parece um tiro no pé, pois o corpo revela de outras formas os 90% de emoções relacionadas a um conflito.

Como sair desta situação aparentemente caótica?
O ideal é descobrir o que leva uma pessoa a se comunicar de uma maneira que afasta os outros, dificulta os relacionamentos, complica a resolução dos conflitos.
No Clube de Comunicação Pessoal, investimos em três aspectos: intrapessoal (mundo interno), interpessoal (relação como o outro) e grupal. É uma oportunidade de autoconhecimento na qual a auto-imagem é confrontada com feedbacks do grupo e das facilitadoras. Ou seja, Você vai refletir sobre como se vê como comunicador, como os outros te vêem, o impacto do seu “jeitão” num grupo. Ainda poderá desenvolver novas estratégias para aprimorar sua comunicação, ficando cada vez mais orientada para soluções e não para complicações.

Então, resumindo, eu diria que há no mínimo 3 grandes razões para participar do Clube de Comunicação Pessoal:

1 – Rever sua auto-imagem de falante
Como você se comunica? Quanto tem de auto-percepcão? O que sua voz e fala contam sobre quem você é?

2 – Receber feedbacks do grupo e das facilitadoras
Como lidar e aproveitar estes feedbacks? Como você é visto nas situações variadas de comunicação? Que reações você provoca ao se comunicar?

3 – Novas estratégias
As atividades de laboratório permitem desenvolver novas maneiras de solucionar problemas, influenciar o ambiente e aperfeiçoar a comunicação. O material disponível num grupo como este é transformador quando alguém se propõe a aproveitá-lo.

Então fica o convite!
Para participar do Clube, clique aqui e veja mais detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *